Terça-Feira, 29 de Julho de 2014
 
Escolher Idioma:
 
HOSPEDAGENS
DESTINOS
NOTÍCIAS
SAÚDE&VIDA
CULINÁRIA
ANUNCIE AQUI
 
  DESTINOS PELO BRASIL
Lençóis Maranhenses-MA - Conheça este destino. Turismo em Lençóis Maranhenses-MA. Atrações turísticas de Lençóis Maranhenses-MA. Onde se hospedar em Lençóis Maranhenses-MA. Hotéis em Lençóis Maranhenses-MA. Pousadas em Lençóis Maranhenses-MA. Viagem para Lençóis Maranhenses-MA. Saiba tudo sobre Lençóis Maranhenses-MA
Conheça Lençóis Maranhenses-MA
Fonte: De Pesquisa - www.guiahospedagem.com
Tamanho da Fonte:
a a a

Considerado um dos destinos mais lindos do Brasil, os Lençóis Maranhenses impressionam pela sua beleza exótica, combinando quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce azuis e verdes.

Os Lençóis Maranhenses, um dos lugares mais belos do litoral brasileiro, fica no Estado do Maranhão. É um verdadeiro mar de dunas ocupando 70 km da costa e avançando 50 km em direção ao interior do Estado. Tal formação revela belíssimas paisagens, formadas por inúmeras lagoas de águas azuis e verdes, que durante o período das chuvas contrastam com as dunas de areia branca, podendo atingir até 40 metros de altura.

Toda a área faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado no ano de 1981 para proteger os 155 mil hectares que guardam esse ecossistema tão particular. É bastante extenso e não tem estradas de acesso. Para conhecê-lo é preciso enfrentar as dunas e a temperatura elevada, sempre em companhia de um guia local. Pequenas caminhadas podem ser feitas a pé. Mas para caminhadas mais longas, aconselha-se o uso de veículos 4x4.

Os ventos circulam com velocidade de até 70 Km/h, principalmente nos meses de Setembro e Outubro, e com as chuvas formam-se inúmeras piscinas de águas cristalinas, armazenadas com as chuvas do inverno. O índice pluviométrico é entre 1500 a 1750 mm, a temperatura oscila entre 38º C (máxima) e 16º C (mínima). O clima é quente porém semi-úmido com quatro a cinco meses seco.

As dunas não são muito altas e se movimentam todo o tempo com o vento, dá impressão de estar estendendo um lençol gigante! As lagoas que ficam à beira do Oásis possuem águas claras e quentes, dá vontade de passar o dia todo nelas e à tardinha deitar numa gostosa rede!

A porta de entrada para o paraíso é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias. Além de ser a porta de entrada, a cidade de Barreirinhas é a mais próxima dos lençóis. Seus povoados são o de Vassouras, Atins, Mandacaru e Caburé, onde é possível ver o bailado de grupos de mergulhões cinzentos de bico avermelhados e de grupos de garças, além das modestas cabanas de palha de buriti pelas areias, verdadeiras pousadas de emergência quando o sol está muito forte, além de oferecerem ensopados deliciosos de peixes típicos da região.


ONDE FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES-MA
Clique Aqui e confira a lista completa de Hotéis e Pousadas para se hospedar nos Leçóis Maranhenses-MA


ATRATIVOS DOS LENÇÓIS MARANHENSES-MA

Lençóis Maranhenses
A melhor época para conhecer as areias brancas e as enormes dunas é no período das chuvas, entre dezembro e junho. São caminhadas que levam de oito horas a um dia e exigem a presença de um guia experiente. Uma opção é ir até a pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão, na outra ponta do Parque – distante 100 km de barreirinhas -, e que tem como maior atrativo a Lagoa da Gaivota. Para chegar lá é preciso alugar um jipe em Barreirinhas.

Vôo Panorâmico
Sobrevoar a região proporciona um dos mais belos ângulos de visão da paisagem. Do alto, vê-se a imensidão de dunas brancas entrecortadas pelas lagoas coloridas. O vôo acompanha o leito do Rio Preguiças.

Lagoa Azul
Uma lagoa azul-turquesa extremamente transparente, que em alguns pontos atinge 1,5 m de profundidade, é o destino desse trekking. São, aproximadamente, duas horas de jipe, no sobe e desce das dunas. Depois, ainda é preciso seguir a pé por trinta minutos.

Atins
Atins é um povoado que fica junto à foz do Rio Preguiças. Para chegar até lá é necessário ir de lancha. Já em terra firme são mais quarenta minutos andando entre dunas e lagoas refrescantes.

Queimada dos Britos
Considerada o oásis do Parque, Queimada dos Britos é uma das mais longas caminhadas. São quatro horas a pé só de ida a partir do povoado de Sucuruju. Recomenda-se iniciar esse passeio de madrugada para evitar o sol forte. É possível pernoitar nas casas dos moradores, sendo necessário, para isso, uma rede. Durante o percurso pode-se refrescar nas diversas lagoas e também às margens do Rio Negro.

Rio Preguiças
O principal rio da região caracteriza-se por suas águas escuras, tranqüilas e repleta de peixes. Além das garças, as palmeiras, sua vegetação nativa, dão um espetáculo durante o percurso do rio. O Rio Preguiças deságua no Atlântico e até a sua foz são duas horas, aproximadamente. O passeio pode ser feito por embarcações que saem diariamente de Barreirinhas ou por lanchas alugadas no porto.

Atividade Noturna
No município de Barreirinhas todos os fins-de-semana há festas regionais, com algumas danças típicas. É possível também ir ao clube de reggae de Barreirinhas.

Santo Amaro
Um vilarejo no extremo oeste do Parque Nacional oferece pousadas charmosas e acesso a lagoas menos populares dos Lençóis Maranhenses. O acesso é apenas de 4x4 e de Barreirinhas até Santo Amaro são cinco horas de viagem, em média. Uma opção para quem quer um roteiro diferenciado.

Rio Cardosa
No caminho de Santo Amaro é possível fazer a descida de bóia-cross do rio Cardosa. As águas calmas e cristalinas proporcionam uma aventura leve, para todas as idades, com cerca de uma hora de duração.

Caburé
A pequena vila de Caburé fica perto da Foz do rio Preguiças, incrustada na areia e com simpáticas pousadas pequenos de chalés. Em uma rápida caminhada é possível ir para a praia ou tomar um banho de rio. Passeios com a lancha voadeira pelo rio garantem aventura e boas fotos.


  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/07/14    Estrangeiros que visitaram o Brasil na Copa querem voltar
15/07/14    Pronatec Turismo abre oportunidades para sergipanos
15/07/14    Copa: Turismo em favelas aumenta em até 30%
08/07/14    Hortas orgânicas marcam roteiro rural de Porto Alegre
08/07/14    Cidades-sede: fluxo de turistas pode crescer em até 20%
08/07/14    Ocupação hoteleira em dias de jogos chega a 90%
01/07/14    Natureza e culinária goiana atraem turistas de Brasília
01/07/14    Turistas podem identificar notas falsas pelo celular
  ENCONTROU ALGUM ERRO?
Corrija-nos! Encontrou fotos, telefones ou dados incorretos no site? Relate o erro e ajude-nos a manter o GuiaHospedagem com informações precisas. Clique Aqui
 
  PUBLICIDADES
 


© Copyright - by Guia de Hotéis e Pousadas
www.guiahospedagem.com | www.guiahospedagem.tur.br


NÚMEROS/ESTATÍSTICAS:
+ de 14 mil Hotéis/Pousadas    |  + de 5 mil Cidades    | 
INFORMAÇÕES
Cadastre seu Hotel | Indique-nos | Anuncie | Fotos 360º graus | Fale-conosco | Relate erros | Política de Privacidade

ALTERAR IDIOMA

English

Español

Português