Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2014
 
Escolher Idioma:
 
HOSPEDAGENS
DESTINOS
NOTÍCIAS
SAÚDE&VIDA
CULINÁRIA
ANUNCIE AQUI
 
  DESTINOS PELO BRASIL
Pantanal Norte-MT - Conheça este destino. Turismo em Pantanal Norte-MT. Atrações turísticas de Pantanal Norte-MT. Onde se hospedar em Pantanal Norte-MT. Hotéis em Pantanal Norte-MT. Pousadas em Pantanal Norte-MT. Viagem para Pantanal Norte-MT. Saiba tudo sobre Pantanal Norte-MT
Conheça Pantanal Norte-MT
Fonte: de Pesquisa - www.guiahospedagem.com
Tamanho da Fonte:
a a a

O Pantanal é um dos lugares mais propícios para observação da flora, fauna e para a prática da pesca.

Localizado a sul de Cuiabá, o Pantanal Norte (MT) é um verdadeiro paraíso ecológico no coração do Brasil, sendo reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta, ostentando inclusive o título de “Patrimônio da Humanidade”, dado pela UNESCO.

Sua importância ecológica é imensa, pois abriga um dos mais ricos ecossistemas já encontrado até hoje, com florestas estacionais periodicamente alagadas.

O Pantanal Norte guarda intacto o ecossistema pantaneiro em mais de 135 mil Km2. É composto basicamente de campos e áreas inundáveis que abrigam, entre outros animais, jacarés, capivaras, antas e várias espécies de aves, incluindo o Tuiuiú que é o pássaro símbolo da região.

A abundância de animais faz da região do Pantanal um dos lugares mais propícios do Brasil para observação da flora, fauna e para a prática da pesca – permitida somente entre março e outubro.

A transpantaneira, com cerca de 150 km, é a única forma de se deslocar enquanto a planície não está totalmente seca. E é através dela que se tem acesso às fazendas/pousadas da região. Construída na década de 70 ela está alguns metros acima das águas e possui mais de 100 pontes para permitir a passagem das águas de um lado ao outro. Porém, na época das cheias é muito provável haver pontos de alagamentos impossibilitando a passagem de carros e até mesmo o mais valente 4x4. Muitas pontes estão em mau estado de conservação e podem ser um problema durante a cheia.

A ÉPOCA DE CHEIAS começa em Dezembro e se estende até meados de Março. Esta é a melhor época do ano para se ver a plenitude do Pantanal com vastos campos totalmente alagados se destacando toda a plenitude da flora. Poderão ser avistados as mesmas espécies de animais que se vêem na época da seca só que em grupos menores e mais espalhados.

Já na ÉPOCA DA SECA, que vai de junho a Novembro, as águas baixam retornando aos leitos dos rios deixando os campos secos. A planície volta a ter o leito de seus rios definidos e varias lagoas aparecem e com o passar dos dias podem secar totalmente.

Durante este período, nestas lagoas encontramos uma grande concentração de animais (répteis, aves e mamíferos) se alimentando e reproduzindo. É um paraíso para observadores e fotógrafos de aves e outros animais.

ONDE FICAR NO MATO GROSSO
Confira abaixo Hotéis e Pousadas para se hospedar nas principais cidades do Estado do Mato Grosso. São diversas opções. Selecione uma cidade.

- Alta Floresta
- Barra do Garças
- Cáceres
- Chapada dos Guimarães
- Cuiabá
- Lucas do Rio Verde
- Poconé
- Pontes e Lacerda
- Primavera do Leste
- Rondonópolis
- Sinop
- Sorriso
- Tangará da Serra
- Várzea Grande

ALGUNS DOS ATRATIVOS DO PANTANAL NORTE

Pesca
O Pantanal Matogrossense possui uma grande oferta de serviços voltados para o atendimento dos amantes da pesca esportiva e profissional. São vários os hotéis, barcos hotéis e chalanas, todos com ótima infra-estrutura.

Rodovia Transpantaneira
Liga a cidade de Poconé a Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá. São 149 km de terra, com 126 pontes de madeira. No caminho, é possível observar animais selvagens, principalmente jacarés, capivaras e aves, entre outros animais silvestres

Rio Paraguai
A espinha dorsal do Pantanal é o Rio Paraguai, que corta a região de norte a sul e recebe as águas dos rios Miranda, Aquidauana, Taquari e Cuiabá. De outubro a abril, as cheias fazem surgir enormes lagos, baías, braços de rio e corixos - canais de escoamento.

Sesc Pantanal
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do SESC aumenta em um terço o total deste ecossistema preservado no Estado de Mato Grosso, legando às gerações futuras uma rica amostra de biodiversidade para estudos sobre agricultura, pecuária, aqüicultura, biomedicina e manejo de fauna silvestre.

Ecoturismo
Antigas fazendas de gado foram adaptadas para receber visitantes e oferecem esse tipo de programação e passeios aos turistas que apreciam o ecoturismo.

Trilhas
Há diversas trilhas disponíveis em fazendas, passando por capões e matas onde é comum ver macacos, cotias e variados pássaros.

Passeios de Barco
Costumeira a visão de diversas aves ribeirinhas além de jacarés e capivaras. Ao entardecer, bacuraus e morcegos sobrevoam o rio.


Fonte de Pesquisa
Anaconda Pantanal – www.anacondapantanal.com.br


  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/07/14    Gastronomia brasileira é bem avaliada por estrangeiros
29/07/14    Copa: gastos de estrangeiros são os maiores da história
29/07/14    Turista da Copa planejou viagem pela internet
15/07/14    Estrangeiros que visitaram o Brasil na Copa querem voltar
15/07/14    Pronatec Turismo abre oportunidades para sergipanos
15/07/14    Copa: Turismo em favelas aumenta em até 30%
08/07/14    Hortas orgânicas marcam roteiro rural de Porto Alegre
08/07/14    Cidades-sede: fluxo de turistas pode crescer em até 20%
  ENCONTROU ALGUM ERRO?
Corrija-nos! Encontrou fotos, telefones ou dados incorretos no site? Relate o erro e ajude-nos a manter o GuiaHospedagem com informações precisas. Clique Aqui
 
  PUBLICIDADES
 


© Copyright - by Guia de Hotéis e Pousadas
www.guiahospedagem.com | www.guiahospedagem.tur.br


NÚMEROS/ESTATÍSTICAS:
+ de 14 mil Hotéis/Pousadas    |  + de 5 mil Cidades    | 
INFORMAÇÕES
Cadastre seu Hotel | Indique-nos | Anuncie | Fotos 360º graus | Fale-conosco | Relate erros | Política de Privacidade

ALTERAR IDIOMA

English

Español

Português